Dia Internacional da Síndrome de Down

Texto da professora Ana Paula Haile.

A data conscientiza as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. A Síndrome de Down não é uma doença. Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas sabe-se que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos. A data de 21 de março (21/03), faz alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down.

As mobilizações para a data procuram informar e conscientizar as pessoas sobre o que é a Síndrome de Down. Pensando nisso e, aproveitando o início da invasão poética no calendário das escolas municipais foi que as professoras Ana Paula Haile (Educação Física), Silvia Maria Julek (sala multifuncional), Marciane Sucena Barbosa (corregente), Luciane Cristina Pitlovanciv (regente da turma do 5º ano B), com auxílio das tutoras Marcela Nascimento e Silmara de Fátima Macedo, fizeram junto aos alunos inclusos da escola Catarina Miró e com o 5º ano B três apresentações para a comunidade. Os alunos trabalharam com o livro Tudo bem ser diferente de Todd Parr, apresentando um jogral com as frases do livro, também cantaram a música você vai gostar de mim e dançaram uma linda coreografia da música tempo de alegria. Pais, alunos e professores reuniram-se para prestigiar os alunos nas suas apresentações artísticas.

A educação inclusiva é aquela livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças. Valorizar as diferenças é a palavra-chave para a inclusão.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prevenção contra a Dengue

Seja VOCÊ a mudança para a CULTURA DE PAZ

Estudo da lenda da erva-mate